O 5 1 5 1 / r. O L Rua: Arthur Victor Brenneusen, 558 Jd. Ponte Alta-Guarulhos- SP- CEP:07179-020 CNPJ Nº INSTITUTO DE ASSISTÊNCLA SOClAL "JESUS MENINO" 05.487.424/0001-46 lnscrito no CMAS sob 11°020 e CDAS 11°064 FONE: 2437-7816 e 2438-8225- e-mail: institutoiesusmenino(a).terra.com.br Relatório de Execução do Objeto Entidade Parceira: Instituto de Assistência Social Jesus Menino Modalidade: Educaçã1o Básica/ Educação Infan1til - Creche Instrumento: Termo de Colaboração Número/Ano:007824/2017Período de Vigência:01/01/2020 até 30/06/2021Período de Execução: Valor Repassa do no período (se for caso): 54.908,30Descrição do Objeto desta parceria: Ações desenvolvidas, no período, para cumprimento do objeto: Devido essa pandemia que estamos passando, nosso contato direto com os alunos está sendo virtual, postamos vídeos diariamente referentes ao tema dos nossos projetos no canal do Facebook, no endereço: https://www.facebook.com/institutojesusmenino/ . Essa está sendo a nossa forma de trabalho. Neste momento delicado em que nós encontramos e as crianças estão confinadas dentro de casa neste momento nossa intuição e que as elas brinquem porque é aí que elas elaboram sua forma de estar no mundo. O brincar natural para a criança, tudo para ela pode virar uma brincadeira, e ao 05154/ O mesmo tempo em que aprende brincando, brinca aprendendo, assi?, ?u_:?to _J mais lúdicas forem as atividades, maior a diversão e a aprendizagem.Sua relação com o outro, reproduzem o cotidiano, construindo saberes, e conhecimentos, entrando no mundo da fantasia que proporciona à criança habilidades para vivenciar, criar e recriar cenas vividas no seu cotidiano e que irão dar alternativas e possibilidades para que venham a entender o mundo o qual fazem parte. MÊS DE MAIO PROJETO MÃES Queremos que seja um tempo de qualidade, e a proposta gira em torno disso com corpo, movimento, linguagem, música, contação de história e arte. Estamos focando na socialização das crianças, através das relações de amizade, respeito, e estímulos da afetividade, pretendemos garantir a socialização sem os encontros presenciais. Durante a semana do dia das mães fizemos uma pequena homenagem por meio dos vídeosenvolvendotodososeducadores, com canções, contações de histórias, falamos da importância da figura materna e principalmente, deixamos bem esclarecido que tem pais também fazendo papel de mãe ou os avós, e tios. Falamos sobre as várias formações familiares por meio de vídeo, ensinaremos a confeccionar um cartão como lembrancinha para o dia mães. • Objetivo: • Sensibilizar os alunos sobre a importância de comemorarmos o dia das mães. • Permaneça o respeito e o amor pela figura materna seja ela a mãe biológica ou não, que as crianças valorizem reconhecendo suas [ 05154/?a qualidades, fortalecer os laços que asseguram a união entre mães filhos valorizando a mãe em seu dia a dia. • Objetivo específico: • Praticar a coordenação motora fina e ampla; • Promover a interação entre mãe e filho; • Estreitar os laços familiares; • Proporcionar o conhecimento mútuo; • Desenvolver o processo cognitivo do aluno; • Valorização da figura da mãe • Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares; • Desenvolver atenção e a criatividade; • PROJETO TRABALHO Trabalhamos com o dia do trabalhador, que é comemorado dia primeiro de maio celebrado anualmente, por meio de vídeofalamos a importância de comemorar esse dia, e algumas profissões, como Professor, Medico, Carteiro Cozinheiro e Cabeleireiro, faremos contação de histórias a ··cigarra e a formiga··, sugestão de filme infantil ·vida de Inseto··, pesquisa sobre a profissão dos pais, por meio de vídeos, • Objetivo: • Conhecer as profissões, suas funções e a importância delas na sociedade, despertando a curiosidades das crianças com em relação às profissões dos seus pais e seus colegas através das profissões valorizarem e respeitar as demais profissões e também desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral, coordenação motora, percepção auditiva e visual da criança. • Objetivos específicos: ....., J • Desenvolver linguagem oral • Desenvolver raciocínio lógico, capacidade analítica e interpretativa;· 051;i',/ • Apresentar as profissões em sua enorme diversidade, sanando qualquer tipo de dúvida ou preconceito que tenham; • Perceber a importância para a sociedade que as profissões simbolizami • Aprender a respeitar a si e ao outro. • Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões; • Desenvolver a criatividade; • Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões. • Desfazer qualquer forma de preconceito que possam existir sobre as profissões, etnias e gênero. Mês de Junho Projeto Junino Durante o mês de junho fizemos um vídeoenvolvendotodososeducadores, para explicarmos a festa junina e suas comidas típicas com canções, contações de histórias. • Objetivo: Nosso objetivo é incentivar nossos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidades de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas. Despertar e estimular o prazer pela cultura, valorizando as manifestações juninas, valorizando a diversidade da riqueza cultural. • Objetivos específicos do plano: • Resgatar e valorizar as manifestações da cultura do nossopaísnas festas junina _(i51?!./ ._ t] • Enriquecer o conhecimento da criança quanto aos costumes...,d_as f'est?a.s juninas • Reconhecer traços da cultura nordestina nas festas juninas em nossos lugares da vivencia • Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua auto estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; • Conhecer algumas manifestações culturais, de interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade; • Cantar e se divertir com diferentes músicas juninas; • Explorar gestos e ritmos corporais através das danças e músicas; • Complementar o trabalho social com familiares através de ações que estimulem sua participação nas atividades bem como na proteção e no fortalecimento de vinculo familiar; • Adquirir novos conhecimentos, percebendo o quanto isso tem um papel crucial na sociedade em que se vive; • Trabalhamos com contações de história, com musicalização e festa junina, faremos brincadeira de expressão cara de que ? Como amarelinha, brincadeiras dentro e fora algumas canções de ciranda cantigas de roda que são brincadeiras que consistem na formação de uma roda história cantada da dona aranha, os três porquinhos, com a poesia da casa e o seu dono etc. r • Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira; • Estimular as brincadeiras lúdicas com as crianças; • Ampliar a linguagem oral; • Desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias; • Danças diversas músicas para explorar e melhorar o movimento corporal • Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio: • Estimular o raciocínio; • Usar a linguagem visual como expressão Mês de Julho Projeto Leitura Objetivo geral: • Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno; • Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas; • Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto Objetivos específicos': • Estimular o educando a leitura; U 5 \ ? l1 I • Oferecer livros para que os alunos conheçam a sua história; • Oportunizar uma roda de contação de histórias sobre os assuntos tratados nós livros; • Provocar no aluno sua capacidade leitora; • Promover uma reflexão acerca das histórias; • Despertar o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura. Projeto Brincadeira Objetivo geral: • O projeto brincadeiras visa trabalhar de forma lúdica e de vivência, estimulando o Raciocínio Lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento. • Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora das habilidades visuais e auditivas.do racioclnio criativo e da inteligência. Objetivo específico: • Conhecer e valorizar o brincar como forma de linguagem.criando, recriando, interagindo consigo e com o outro; • Criar condições de apoio necessário para o desenvolvimento do projeto; • Desenvolver brincadeiras vivenciadas pelas as crianças do passado; • Resgatar brinquedos e brincadeiras que os avós brincavam e ensinavam para seus filhos; • Comparar brincadeiras e brinquedos de épocas diferentes. Mês de Agosto Projeto Papai Durante a semana do dia dos pais faremos uma pequena homenagem por meio dos vídeosenvolvendotodososeducadores, com canções, contações de histórias, falaremos da importância da figura paterna e principalmente, deixaremos bem esclarecido que tem mães também fazendo papel de pai, ou os avôs, e tios. Falamos sobre as várias formações familiares por mto de vídeo, ensinaremos a confeccionar um cartão como lembrancinha. • Objetivo: Nosso objetivo é que permaneça o respeito e amor pela figura paterna seja ela o pai biológico ou não, que as crianças valorizem reconhecendo suas qualidades, fortalecer os laços que asseguram a união entre pais e filhos, valorizando o pai em seu dia a dia. Objetivo específico: • Promover a interação entre pai e filho; • Estreitar os laços familiares; • Proporcionar o conhecimento mútuo; • Desenvolver o processo cognitivo do aluno; • Valorização da figura do pai; Projeto Folclóre Trabalhamos o folclore, explicando o que é, por meio de contação de histórias com palitoches e de algumas lendas como a do Saci Pererê, Curupira, Cuca, Mula sem cabeça e outros, fizemos construção de personagens do folclore como o Boto cor de rosa, brincadeiras como amarelinha, pega - pega, esconde - esconde, danças do Bumba meu Boi que é um festejo típico do nosso folclore, algumas canções de ciranda cantigas de roda que são brincadeiras que consistem na formação de uma roda com marcha soldado, escravo de Jó e apresentaremos algumas parlendas, cai cai balão, peixe vivo também faremos oficina construindo o personagem da mula sem cabeça etc. • Objetivo: Nosso objetivo é despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas, valorizando a diversidade da riqueza cultural. Objetivos específicos: • Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura po?ular brasileira; • Conhecer a importância do folclore • Estimular as brincadeiras lúdicas com as crianças; • Ampliar a linguagem oral; • Desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias; • Promover o interesse por manifestações artísticas; • Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio; • Estimular o raciocínio; • Usar a linguagem visual como expressão; • Trabalhar com o folclore, ampliando o repertório sobre as parlendas; Projeto Soldado Para o dia do soldado explicamos porquê da origem desta data, o que é ser um soldado, o que ele se veste, confecção do chapéu do soldado, um cavalinho e binóculo, trabalhar músicas e outros. • Objetivo: Mostrando sua importância para o país. Objetivo específico: • Valorizar a figura do soldado encarregado da defesa de Pátria e de proteger o bem estar e a ordem social: • Dar um enfoque as comemorações das datas comemorativas e cívicas; • O que veste, porque se veste com farda; Pensando nas preposições das simples brincadeiras que podemos fazer no universo da casa que oferece muitos recursos, iremos propomos por meio dos vídeosconstrução de brinquedos não estruturados que podem ser produzidos. Com a diversidade destes brinquedos que possibilita que a criança tem uma 05151 o relação relativa à criatividade e de grande importância ao observa e aprende a fazer, e conscientizando as crianças sobre a conservação do meio ambiente. Alcance dentro do período de aplicação da Prestação de antas Descriçãoda Quantid 0 Meta(Objetivo ade Específico) pretendi da Quantidade executada Meiosparaaferição O Matricular 1100% (cem por ento) das cordo com o retendi atricula de crianças número de previsto para a rianças unidade aergaupinrdeoenocshpimareânmtoedtraoss agas solicitadas pela lista ceoerdspaecroampraópprrioaceurdaee reieDnetamçaãnoddao. departamento companhar e ornar as evidas lcançar rifarenqçausênsceiarádas rBeusspcoanrsCávoenitsa,topacroam os providências para assegurar freqüência de interaçã recgoimstrpoanphróapdraioe. m identificar os motivos das aeltvaidsaesteom acraadsa acçaõseos. odas as rianças; o3 Garantir 100%(cem por cento) de gratuidade no tendimento; ecsopmonoss custo para atendimento este plano de trabalho que ecretaria de Educação. 4o l 0515l:/ arantir a rganização de odos os spaços para o pleno uncionamento da unidade scolar o 5 Manter o uadro de recursos humanos previsto O arantir a armação continuada dos profissionais e acordo com s propostas da SE Organização dos usmpapçroims eénatodedquaadsa e niogremnates. e legislação Organização tem Humanos Completo. Organização se ompromete com a e seus Profissionais. ásfoersapmaçaopsrodveadaotesnpdeimlaento EscuoiplaerddeaSSuepcerervtaisrãiao de Educação. HuQmuaandorso edse Raedceuqrsuoasdo,o m A lo té JRuenho doec2o0m21a. OOnde icou autorizado a loanstsraetaeçoãuo RdecAreuaxciliiaorneistad.e Liberar os Profissionais para sispFonrmibailiçzõaedsas pela eemcrpertearqiauedepoEsdsuívcealçrãeoalizar relnamentos próprios. O Manter 7 organizada e Organização se rqduoicvuamdaenetmaçAãorqsueivroás tualizada 100% (cem por oemmparonmeireateaadeaqruqaudivaarepFrísoinctousá,rieoms, pliavrsotasse, caixas ento) da documentação da Unidade as crianças tendidas e onforme a legislação onforme a necessidade. Os iogceunmteetnotdaaçãao de Parmesbtéamçõseesrãdeo aCroqnutiavsados arantir uma alimudeánvteaçl, ãdoe coumalibdoadae e 10p0re%se(cnetamçãpoora reinatnoç)adsas tendidas, disposto no oanradniçtõires, comnbsiernvtaeçsãeo doesqeusapdaoçsos psatraroe boem­ oesinetnevgorlavlidmeen ctreianndçiadsas; O1 mImapnlteemr entar e dinestpraurtmiceinptaoçsão caormanutniinddaode, nraasnsapçaõreêsndcaia oOmrpgraonmizeatçeãgoasraentir 1u0e0%a asalimudeánvtaeçl.ão seja eOErsgpaançizoasçaãdoedqisupaõdeos teáraiaco. rdo com a faixa oOmrpgraonmizeatçeãeomse nmvosluvaesr atcivoidmaudneisdade ofrimtaldeecearporsoxviímncaur leos, renstpreonasácvreiaisnçeaas os nAcali minnhtadãaopqeulae será DeAcSreEt,asriearádecoEndfeurcidaaçãpoapraelo ntregue em boas condi ões e uso. A Equipe da cozinha egue todas as normas da igilância Sanit ia e ferecido pela Secretaria. Organização se Eosmpapçros Oetreganmizaandtoesr eos esuernovsolpvaimraenoto das reiasnmçaosl,immpaonsteenedmo obsoas anutenções sejam nexececsustaádriaos sempre que euOnrigõaensizcaoçmãoosrepaaliizsadr eá caanrdeoiracopmeriaódniecaceessdiedade. t. o \ 1 1 Proporcionar aprendizagens vivências nriquecedoras para 100% (cem por cento) as crianças matriculadas m onsonãncia orn as iretrizes da SME; 21 arantir a ualidade das tividades com para as rianças em onsonância com as iretrizes da SME 1 3 Manter a limpeza e higiene de odos os mbientes da UE a fim de ssegurar um mbiente de ualidade para s crianças; oOmrpgraonmizeateçãaosseeguir s Diretrizes da SME fim de garantir 1 00% rooapporrecínodnizaar dvoivêencias isEaqguaipraenPtier daagógica utivaildidaaddees deams Doirnestroizneâsncdia ScoMmE.as limOpregzaaneizahçigãioenveisa a odas. E funcionário (s) neacneustseánrçioãopadroasa O 5 1 5q J l--? uOa rEgqauniipzeaçPãeodaatgraóvgéicsadfeará PclaanrdeojacmoemntcoaDdiadáfatixoa de tária, trabalhando a maginação de maneira lúdica, visando sempre o eprseenndviozlavdimoeento das reiaránçaacso.mOpaPnlahnaedjoamafeimntode bessorvaal rdoe dceasdeancvroialvnimçae, nto cireengtrieficsasondo o seu Equipe Pedagógica fará lanejamento de acordo com aumdaprfairixaas emtáertiaas, afim de esstiuplutaladdoaesfiecmienbtues a de Organização tem de roafnisçsaiosneaflurenspoonnsráiovel pela aerramnatinreqçuaemohsigeisepnaizçaodsos. 1 4 Garantir a boa regular plicação dos recursos recebidos, de cordo com a Planilha de plicação de Recursos. Organização prestará recursos recebidos e plicados em Planilhas documentos omprobatórios. 0 5 1 5 1, 1 2 0 pPreressetnatçaãdoa,dceoCnofonrtmase será ocliaclietançdãáoriodedsetsacSrietocreemtaria ermo de Colaboração. Justificativa (CASO ASMETAS PROPOSTAS NÃO TENHAM SIDO ALCANÇADAS): A quantidade de alunos não foi preenchida devido á pandemia que estamos enfrentando, tivemos procuras de pais para o preenchimento de vagas, e até chegamos a fazer alguns prontuários, porém a informação que tivemos foi que essas matriculas ficariam paradas até a normalização de tudo. Temas uma fila de espera, mas as matriculas não estão sendo realizadas. Data: 25/09/2020 Emissão: Rica/rdóPdraesRidoecrihÍçei/G, uedes CPF:078.401.678-02 ANEXOS.Relação de bens adquiridos e documentos comprobatórios do Cumprimento do objeto e dos meios para aferição (exemplos: listas de presença, relatórios fotográficos, re/atórios técnicos, etc.) . ,. GIJ:\RU 1!..)5 - , L______ Algumas fotos dos nossos alunos real izando as atividades em casa rõs ·• 7 24;000 1 -4? 1., • E SSISTÉ?K:I SO ..ESUS MENI, O Rua .t.rthw· Victor Brenneiser, 558 J::J. Ponte Alta i - CEP 07179-020 GUM?UUltJS - SP 5 1 3 /, / 2 o ' . t:Nl J o 6 1 :, 1, I Rua: Arthur Victor Brenneusen, 558 Jd. Ponte Alta -Guarulhos - SP- CEP:07179-020 CNPJ Nº INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL "JESUS MENINO" 05.487.424/0001-46 Inscrito no CMAS sob nº020 e COAS 11°064 FONE: 2437-7816 e 2438-8225 - e-mail: institutoiesusmenino(ci),terra.com.br Relatório de execução do objeto Meses: Maio, Junho, Julho e Agosto Devido essa pandemia que estamos passando, nosso contato direto com os alunos está sendo virtual, postamos vídeos diariamente referentes ao tema dos nossos projetos no canal do Facebook, no endereço: https://www.facebook.com/institutojesusmenino/ . Essa está sendo a nossa forma de trabalho. Neste momento delicado em que nós encontramos e as crianças estão confinadas dentro de casa neste momento nossa intuição e que as elas brinquem porque é aí que elas elaboram sua forma de estar no mundo. O brincar natural para a criança, tudo para ela pode virar uma brincadeira, e ao mesmo tempo em que aprende brincando, brinca aprendendo, assim, quanto mais lúdicas forem as atividades, maior a diversão e a aprendizagem. Sua relação com o outro, reproduzem o cotidiano, construindo saberes, e conhecimentos, entrando no mundo da fantasia que proporciona à criança habilidades para vivenciar, criar e recriar cenas vividas no seu cotidiano e que irão dar alternativas e possibilidades para que venham a entender o mundo o qual fazem parte. MÊS DE MAIO V ., , PROJETO MÃES Queremos que seja um tempo de qualidade, e a proposta gira em tono disso com corpo, movimento, linguagem, música, contação de história e arte. Estamos focando na socialização das crianças, através das relações de amizade, respeito, e estímulos da afetividade, pretendemos garantir a socialização sem os encontros presenciais. Durante a semana do dia das mães fizemos uma pequena homenagem por meio dos vídeos envolvendo todos os educadores, com canções, contações de histórias, falamos da importância da figura materna e principalmente, deixamos bem esclarecido que tem pais também fazendo papel de mãe ou os avós, e tios. Falamos sobre as várias formações familiares por meio de vídeo, ensinaremos a confeccionar um cartão como lembrancinha para o dia mães. • Objetivo: • Sensibilizar os alunos sobre a importância de comemorarmos o dia das mães. • Permaneça o respeito e o amor pela figura materna seja ela a mãe biológica ou não, que as crianças valorizem reconhecendo suas qualidades, fortalecer os laços que asseguram a união entre mães filhos valorizando a mãe em seu dia a dia. • Objetivo específico: • Praticar a coordenação motora fina e ampla; • Promover a interação entre mãe e filho; • Estreitar os laços familiares; • Proporcionar o conhecimento mútuo; • Desenvolver o processo cognitivo do aluno; • Valorização da figura da mãe O 5 1 ã ·, / •• O • Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares; • Desenvolver atenção e a criatividade; • PROJETO TRABALHO Trabalhamos com o dia do trabalhador, que é comemorado dia primeiro de maio celebrado anualmente, por meio de vldeo falamos a importância de comemorar esse dia, e algumas profissões, como Professor, Medico, Carteiro Cozinheiro e Cabeleireiro, faremos contação de histórias a "Cigarra e a formiga.., sugestão de filme infantil 'Vida de Inseto.., pesquisa sobre a profissão dos pais, por meio de vídeos, • Objetivo: • Conhecer as profissões, suas funções e a importância delas na sociedade, despertando a curiosidades das crianças com em relação às profissões dos seus pais e seus colegas através das profissões valorizarem e respeitar as demais profissões e também desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral, coordenação motora, percepção auditiva e visual da criança. • Objetivos específicos: • Desenvolver linguagem oral • Desenvolver raciocínio lógico, capacidade analítica e interpretativa; • Apresentar as profissões em sua enorme diversidade, sanando qualquer tipo de dúvida ou preconceito que tenham; • Perceber a importância para a sociedade que as profissões simbolizam; • Aprender a respeitar a si e ao outro. • Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões; • Desenvolver a criatividade; • Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões. • Desfazer qualquer forma de preconceito que possam existir sobre as profissões, etnias e gênero. Mês de Junho o 5 1 u l Projeto Junino Durante o mês de junho fizemos um vídeo envolvendo todos os educadores, para explicarmos a festa junina e suas comidas típicas com canções, contações de histórias. • Objetivo: Nosso objetivo é incentivar nossos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidades de descontração socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas. Despertar e estimular o prazer pela cultura, valorizando as manifestações juninas, valorizando a diversidade da riqueza cultural. • Objetivos específicos do plano: • Resgatar e valorizar as manifestações da cultura do nosso país nas festas junina • Enriquecer o conhecimento da criança quanto aos costumes das festas juninas • Reconhecer traços da cultura nordestina nas festas juninas em nossos lugares da vivencia • Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente sJas possibilidades de comunicação e interação social ' ..., 1 , I • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; • Conhecer algumas manifestações culturais, de interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade; • Cantar e se divertir com diferentes músicas juninas; • Explorar gestos e ritmos corporais através das danças e músicas; • Complementar o trabalho social com familiares através de ações que estimulem sua participação nas atividades bem como na proteção e no fortalecimento de vinculo familiar; • Adquirir novos conhecimentos, percebendo o quanto isso tem um papel crucial na sociedade em que se vive; • Trabalhamos com contações de história, com musicalização e festa junina, faremos brincadeira de expressão cara de que ? Como amarelinha, brincadeiras dentro e fora algumas canções de ciranda cantigas de roda que são brincadeiras que consistem na formação de uma roda história cantada da dona aranha, os três porquinhos, com a poesia da casa e o seu dono etc. • Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira; • Estimular as brincadeiras lúdicas com as crianças; • Ampliar a linguagem oral; \?/ ? .?to 5?·1?: , / - • Desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias; • Danças diversas músicas para explorar e melhorar o movimento corporal • Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio; • Estimular o raciocínio; • Usar a linguagem visual como expressão Mês de Julho Projeto Leitura Objetivo geral: • Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno; • Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas; • Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto Objetivos específicos': • Estimular o educando a leitura; • Oferecer livros para que os alunos conheçam a sua história; • Oportunizar uma roda de contação de histórias sobre os assuntos tratados nós livros; • Provocar no aluno sua capacidade leitora; • Promover uma reflexão acerca das histórias; f0 5 1 5 4 I • Despertar o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura. Projeto Brincadeira Objetivo geral: • O projeto brincadeiras visa trabalhar de forma lúdica e de vivência, estimulando o Raciocínio Lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento. • Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora das habilidades visuais e auditivas,do raciocinio criativo e da inteligência. Objetivo específico: • Conhecer e valorizar o brincar como forma de linguagem.criando, recriando, interagindo consigo e com o outro; • Criar condições de apoio necessário para o desenvolvimento do projeto; • Desenvolver brincadeiras vivenciadas pelas as crianças do passado; • Resgatar brinquedos e brincadeiras que os avós brincavam e ensinavam para seus filhos; • Comparar brincadeiras e brinquedos de épocas diferentes. Mês de Agosto Projeto Papai Durante a semana do dia dos pais faremos uma pequena homenagem por meio dos vídeos envolvendo todos os educadores, com canções, contações de histórias, falaremos da importância da figura paterna e principalmente, deixaremos bem esclarecido que tem mães também fazendo papel de pai, ou os avôs, e tios. Falaremos sobre as várias formações familiares por meio de vídeo, ensinaremos a confeccionar um cartão como ll• 5 \1 ? lembrancinha. • Objetivo: ,.,. ----?= Nosso objetivo é que permaneça o respeito e amor pela figura paterna seja ela o pai biológico ou não, que as crianças valorizem reconhecendo suas qualidades, fortalecer os laços que asseguram a união entre pais e filhos, valorizando o pai em seu dia a dia. Objetivo específico: ? Promover a interação entre pai e filho; • Estreitar os laços familiares; • Proporcionar o conhecimento mútuo; ? Desenvolver o processo cognitivo do aluno; ? Valorização da figura do pai; Projeto Folclóre Trabalhamos o folclore, explicando o que é, por meio de contação de histórias com palitoches e de algumas lendas como a do Saci Pererê, Curupira, Cuca, Mula sem cabeça e outros, fizemos construção de personagens do folclore como o Boto cor de rosa, brincadeiras como amarelinha, pega - pega, esconde - esconde, danças do Bumba meu Boi que é um festejo típico do nosso folclore, algumas canções de ciranda cantigas de roda que são brincadeiras que consistem na formação de uma roda como marcha soldado, escravo de Jó e apresentaremos algumas parlendas, cai cai balão, peixe vivo também faremos oficina construindo o personagem da mula sem cabeça etc. • Objetivo: Nosso objetivo é despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas, valorizando a diversidade da riqueza cultural. Objetivos específicos: o 5 1 ? /1 • Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira; • Conhecer a importância do folclore • Estimular as brincadeiras lúdicas com as crianças; • Ampliar a linguagem oral; • Desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias; • Promover o interesse por manifestações artísticas; • Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio; • Estimular o raciocínio; • Usar a linguagem visual como expressão; • Trabalhar com o folclore, ampliando o repertório sobre as parlendas; Projeto Soldado Para o dia do soldado explicamos porquê da origem desta data, o que é ser um soldado, o que ele se veste, confecção do chapéu do soldado, um cavalinho e binóculo, trabalhar músicas e outros. • Objetivo: Mostrando sua importância para o país. Objetivo específico: ? Valorizar a figura do soldado encarregado da defesa de Pátria e de proteger o bem estar e a ordem social; • Dar um enfoque as comemorações das datas comemorativas e cívicas; • O que veste, porque se veste com farda; Pensando nas preposições das simples brincadeiras que podemos fazer no universo da casa que oferece muitos recursos, iremos propomos por meio dos vídeos construção de brinquedos não estruturados que podem ser produzidos. Com a diversidade destes brinquedos que possibilita que a criança tem uma relação relativa à criatividade e de grande importância ao observa \e aprende a fazer, e conscientizando as crianças sobre a conservação do meio?mbiente.·?- O 5 1 3 1: / 2 O Algumas fotos dos nossos alunos realizando as atividades em casa o Ana L ,.,,_,,?? adora Ana Luíza es Locatelli Nascimento Diretora/Coordenadora